terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ver além do que os olhos podem ver.

"Certo dia um rapaz veio aqui entregar um curriculum no meu serviço, ao receber o curriculum eu acabei conversando com ele, e algumas coisas me chamaram a atenção. Ele me disse que queria trabalhar pra não ficar parado em casa , que queria poder dar uma ajuda pra mãe dele, até ae normal, meta de qualquer brasileiro. Só que ele me contou depois que ele tinha uma deficiência na mão esquerda dele mas que isso não impedia ele de fazer nada, ele iria fazer qualquer coisa sem se importar com o deficiência dele, e também disse que ele estudou até o colegial na APAAE, só que isso não significava que ele era anormal, mas que ele era inteligente e tudo mais. Ele disse também que só queria trabalhar pra ocupar a cabeça um pouco, disse que queria ganhar uns trocados pra ajudar na casa porque eles viviam de ajuda da familia, disse que se ganhasse 200 reais já ia estar ótimo, eu expliquei que no momento não estavamos procurando ninguem e ele falou que quando precisasse era pra dar um toque pra ele. Dai a hora que ele foi embora eu vi ele pegando uma bicicleta pra ir pra casa dele, e eu trabalho no distrito industrial, um pouco longe da cidade, dai fiquei com isso na cabeça, ele que tinha tudo pra reclamar pra não ir a luta, mas vai com a cara e a coragem, mostrando ser muito mais eficiente do que algumas pessoas ditas como normais."

Agora eu paro e penso, realmente somos eficientes ou deficientes durante a vida?

Crescemos aprendendo a julgar muitos livros pela capa, criticamos o próximo pela cor, raça, religião, fisionomia. Criamos tanto um pré-conceito com as pessoas que esquecemos de ver onde está a determinação delas, a vontade de viver, a necessidade de um contato humano. A maior deficiência de um ser humano é não saber olhar com os olhos da alma para alguém, é não conseguir enxergar a existência de um ser perfeito embaixo de roupas rasgadas, de membros prejudicados, de uma cor diferente. Todo ser humano é um ser perfeito, um ser tão complexo que nem mesmo depois de séculos de existência alguém pode explicar cem por cento o que ele é.

Quantos "deficientes" encontramos em altos cargos de empresas, em nosso proprio ambiente, pessoas com a saúde perfeita, com todos os movimentos do corpo em perfeita harmonia, com a capacidade ir a luta e não vão, ficam entregues a uma vida mediocre reclamando de receber dois salários minimos, de estar sol pra andar a pé pela cidade, de ter um emprego e não dar valor algum. Pessoas realmente deficientes essas que não dão valor a vida.

E quantos eficientes encontramos trabalhando em cadeiras de rodas, sem o movimento de um braço ou uma perna, eficientes dispostos a viver a vida que tem, dando valor a cada dia que acorda, a cada manhã de sol . São pessoas que realmente dão valor a vida que tem, que encaram essas problemas do corpo como mais uma barreira a ser superada, pessoas dispostas a provar sua eficiência numa sociadade repleta de pré-conceitos.

Abra seus olhos, aprenda a enxergar o ser humano a sua frente, não o julgue pela aparencia, julgue-o pela sua vontade de viver, pela sua determinação em ir além dos seus limites. Compreenda que dentro de cada homem ou mulher existe esse ser perfeito capaz de superar qualquer deficiência. Não seja mais um eficiente deficiente em espírito, seja um humano capaz de ver com os olhos do coração.

Nenhum comentário: