terça-feira, 8 de setembro de 2009

Escravos do ego.

Até onde o orgulho é saudável? O quanto somos escravos do nosso ego? É tão difícil admitir nossas fraquezas? Realmente é necessário ser melhor que os outros?

No mundo de hoje somos cobrados a dar sempre o nosso melhor mas confundimos isso com ser melhor que os outros. Não tem problema algum em se tornar o melhor por mérito próprio, pelas escolhas ou qualidades, o problema está em menosprezar quem está do nosso lado, de querer crescer inferiozando os demais.

Existem tantas pessoas dominadas pelo ego, pessoas tão egocentricas que não se preocupam com os meios para se tornarem melhores que os outros a sua volta. Grande parte dos grupos que fracassaram foram devido a pessoas egocentricas, que sofriam de uma descontrolada vontade de se aparecer, querendo ser sempre mais que os companheiros, esquecendo até mesmo o real motivo que estava ali.

É tão incomoda estar perto de uma pessoa assim, ela passa uma sensação de inferiodade pra gente, nos dialogos que ela fala a primeira pessoa sempre prevalece, é como se ela tivesse feito tudo e da melhor maneira possível.

Num conceito mais amplo, ser dominado pelo ego ou pelo orgulho é não admitir suas fraquezas, suas carências, suas emoções. Algumas pessoas orgulhosas tendem a se aprisionarem do mundo real para não admitiram sua fragilidade perante a vida. O ego e o orgulho dominam tanto um ser humano que faz com que ele acabe ficando sozinho, escravo a uma mente orgulhosa e cheia de vontade própria.

Para uma pessoa livre do ego, ela não se preocupa em ser a melhor naquilo que faz, ela apenas o melhor que pode por aquilo. A diferença entre a pessoa livre e a escrava do ego é que quando a pessoa livre fracassar ela simplesmente vai aprender com o erro e seguir em frente, enquanto que a escrava irá se flagelar pelo resto da vida por não ter sido a melhor no que fez.

Quebre mais uma das correntes que te prende, livre-se do ego, admita suas fraquezas, suas carencias, não tenha medo de ser menor que alguém. Acredite, você nunca será maior que ninguém do mesmo modo que nunca será menor. Torne-se uma pessoa livre do orgulho, admita sua humildade perante a todos e verá que a única maneira de ser grande é sendo humilde.

Liberte-se.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu goostei, eu sempre gosto de suas postagens. exprime uma super realidade! *-* *-*. vce é tão bom com as palavras (:

Anônimo disse...

Nosso ego também é alimentado com elogios dos outros?

Anônimo disse...

Ser refém do ego é está condenado à vaidade, é enganar a si mesmo e viver uma felicidade por tabela à sombra do que na verdade aspira e admira. Ana Mary

Anônimo disse...

Ser escravo do ego é abrir mão de viver uma verdade e de ser feliz,esperando aplausos do mundo e enganando a si mesmo. Ana Mary

Unknown disse...

Sensacional! !!!!!!!