segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A cura do Cego.

Depois de ler a passagem da bíblia em que Jesus curava um cego, fiquei pensando nos diversos tipos de cegueiras existentes em nosso dia a dia e em quantas vezes nos fazemos de cegos perante a sociedade.

A uma visão mais comum, somos cegos perante a injustiça, a violência, a necessidade do próximo. Não enxergamos nada além do que queremos ver sobre a sociedade que vivemos, apenas damos atenção ao que pode girar em torno de nós e nos beneficiar.

Uma visão mais ampla da cegueira é a negação em enxergar que existe um Ser Superior presente a nossa volta e que conduz a vida em um plano perfeito. É negar os milagres que acontecem a nossa volta, é não ver o quão perfeito é esse mundo a nossa volta, é só ter olhos para as desgraças, para o lado ruim de toda situação. Só enxergamos esse Ser quando necessitamos de algo, quando queremos pedir alguma coisa, esquecemos de olhar pra ele nos momentos de alegria, de prazeres.

Por que nos fazemos de cegos perante a tudo isso? Talvez seja para não mostrar nossa carência em frente a um Ser Superior, ou para acreditar que no fundo as coisas vão bem pra todo mundo, que não tem ninguem precisando de ajuda. Em um outro plano aceitamos essa cegueira para justificar os acontecimentos, temos medo de olhar de verdade sobre nós mesmos e ver o quanto levamos uma vida miserável, o quanto somos hipócritas em relação ao nosso bem estar e a necessidade do próximo.

Ser cego hoje em dia é não enxergar a si mesmo, é negar a presença de um Ser Supremo em nossa vida, é não ver a carência e a necessidade do nosso próximo e pior que isso é só querer enxergar quando nos for conveniente. O pior cego é e sempre será aquele que não quer ver. Aprenda a enxergar o mundo com outros olhos, veja além dos olhos, veja com a alma, com o coração. Curar um cego é isso, é despertar nele a capacidade de ver além dos olhos, mostrar a ele o mundo que pode ser tocado, vivido, sentido.

Abra os olhos e veja, além do que os olhos podem ver

Nenhum comentário: