sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bom Senso

Afinal o que é bom senso? É ajudar um cego a atravessar a rua? Dar o lugar no banco para alguém mais velho? Conduzir alguém em uma cadeira de rodas? Você se julga ter um bom senso?

Bom senso é isso que foi citado acima e outras coisas mais. Bom senso é simplesmente se colocar no seu lugar, é fazer o que você julga correto aos outros e a si mesmo, nada mais do que agir como gostaria que agissem com você.

O problema está quando se confunde bom senso com caridade, saindo por aí querendo ajudar a todos como se isso fosse uma obrigação. Caridade só se tornará bom senso quando ela for natural, quando cada um começar a ser caridoso com si próprio.

Como tudo no universo, o bom senso também muda, e isso não é nenhuma novidade já que o bom senso depende do lugar que estamos para agir de maneira correta. Não é necessário chorar sempre em enterros, ou de ser o engraçado nos ambientes de festas, o bom senso nesses lugares é simplesmente se pôr por inteiro nesses lugares, é saber a dor ou alegria que se passa ali, é dividir o ombro amigo ou o riso com quem quer que esteja ali.

O bom senso está na sua forma de pensar, de agir, de viver, de ser um ser humano capaz de se enxergar no próximo, de ver a dor ou alegria, necessidade ou bem estar. Tenha bom senso sobre si e sobre as suas ações, a chave de um "bom" bom senso está em começar em você e depois com os outros.

Nenhum comentário: