quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diante da sua cruz.

Engraçado como sempre o nosso problema parece ser o pior do mundo. Ou como parece que tudo cai de uma só vez e não somos tão fortes pra aguentar. Ou o quanto nos fazemos de frageis quando o assunto é os nossos problemas.

Como fazemos tempestades se não temos dinheiro pra sair no ultimo sábado do mês, mas como esquecemos que tem gente que não tem dinheiro o mês todo, e estes fazem outras tempestades esquecendo que pelo menos tem uma casa pra morar comparado aos que moram nas ruas, e estes reclamam por comida, pela falta dela, enquanto outros reclamam por dar os ultimos suspiros de vida sofrendo de uma doença terminal.

É inevitável ter problemas em nossas vidas, e é fundamental tê-los. Os problemas não aparecem para acabar com a gente, eles aparecem para ficarmos mais forte, para aprendemos a superar cada obstáculo proposto pela vida, e é através desses problemas que vamos dar mais valor ao que temos e ao que vamos conseguir.

Todo mundo deve passar por essa situação de reclamar que no momento atual não tá conseguindo saber o que fazer, ou como fazer, que tudo parece impossível, que nada dá certo, que isso ou aquilo não devia acontecer, mas já reparou que a gente perde tanto tempo se fazendo de vitima, reclamando, que se usassemos esse tempo pra lidar com essas coisas tudo ficaria mais fácil?

Nós fazemos de fraco pois é mais fácil, é mais fácil falar que tudo é injusto e cruel do que levantar a cabeça e falar pros problemas virem contudo, de encarar eles com peito a aberto. São poucos os que sabem ver uma janela aberta em cada porta fechada, e são mais poucos ainda os que aguentam o peso da sua cruz e vivem com ela sabendo que só está carregando o que é possível de suportar.

Todos vamos ter nossos dias de parecer que a cruz é pesada demais, e todos vamos ter a oportunidade em cada acontecimento desse de nos superar, de mostrar a vida e a todos que somos bem mais fortes do que a aparentamos. Somos dotados de uma força tão sobrehumana para viver a vida mas que infelizmente esquecemos de usá-la, nos colocamos tanto no papel de vitima que esquecemos de procurar dentro de nós mesmos essa força pra superar tudo.

Lembre-se, só você pode carregar a sua cruz, e só você tem forças suficiente para isso, toda força que você precisa vem de dentro de você, de sua fé, de sua vontade de viver uma vida melhor. Apenas acredite-se.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Emoções.

Como somos tão influenciados pelas nossas emoções. Como um simples oi de alguém ou uma palavra bem dita ou mal dita podem fazer tanta diferença em nossas emoções. Como nossas emoções podem ser tão influenciadas pelos outros.

É engraçado saber que nossos sentimentos são quase sempre relacionados aos outros. Se estamos feliz é por causa de alguém, se estamos com raiva é de alguém, se amamos é alguém, se queremos chorar é por alguém, quantos alguém’s pra influenciar nas nossas emoções, emoções que teriam que ser voltadas para gente, e não pra outra pessoa.

Antes de sair por aí falando o que sentimos pelos outros, fazendo juras de amor, ou promessas de vinganças, devemos primeiro saber o que sentimos por nós mesmos, quais sentimentos vale a pena carregar pela vida a dentro e quais é preciso mudar pra um jeito melhor, não existe sentimentos ruins ou más emoções, o que existe é uma má interpretação destes.

Quando compreendermos o que sentimos em nós, quando descobrirmos que as emoções, que os sentimentos começam em nós, quando vivermos isso poderemos saber o que sentimos pelo outro, porque o outro é uma extensão nossa, é uma parte de nós, e então saberemos que amamos o outro amando nós mesmos.

O problema está em como deixamos as emoções tomarem o rumo da nossa vida, como fica difícil ser gentil ao outros se não estamos bem com nós mesmos. Uma grade vitória pra uma pessoa é saber que ninguém tem culpa pelo que ela sente, e tratar o próximo da melhor maneira possível, independente se ela está feliz, triste, ou com raiva. Você não pode se deixar ser controlado pelas suas emoções, sinta-as mas, saiba que você tem controle por elas, e não elas por você.

Felicidade, tristeza, ódio, amor, raiva, tudo isso nos compõe, tudo isso está presente em nossa vida e em nosso dia-a-dia, ninguém é invulnerável a alguma delas, mas podemos escolher entre SER feliz e ESTAR feliz, entre amar e odiar, entre o bom ou o mau humor. Mas uma coisa eu garanto, a vida levada com bom humor é uma vida muito mais aproveitada, ter senso de humor sobre si mesmo as vezes é mais do que suficiente pra se ficar de bem com a vida.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Decepção.

Todo mundo sofre algum tipo de decepção na vida. Seja devido a algum acontecido, ou devido a alguém, a gente sempre corre o risco de se decepcionar. Por que sempre nos decepcionamos? Porque esperamos demais das coisas ou das pessoas, imaginamos tanto como queremos que seja que acabamos ficando frustrados com os resultados.

A gente espera tanto que os outros sejam perfeitos para nós que ficamos decepcionados quando eles erram, desejamos tanto a perfeição no próximo, ou até mesmo em nós mesmos, que esquecemos que todos nós somos seres humanos e estamos prontos a errar a qualquer momento. Criamos tantas expecticas em cima dos outros que nos decepcionamos com o passar dos tempos, percebemos que eles já não são tão perfeitos quanto imaginavamos, e que mais cedo ou mais tarde iriam pisar na bola com cada um de nós.

Cobramos tanto de cada um de nós, exigimos tanto o nosso melhor que às vezes nos auto flagelamos quando erramos. Somos criados em um mundo onde erros são quase que imperdoáveis, e aprendemos a ter tanto medo de errar que quando esse momento chega nos sentimos a pior pessoa do mundo.

Também esperamos tanto por alguns acontecimentos, que sofremos por não acontecer do jeito que queriamos, sofremos por não saber o que fazer na hora que as coisas acontecem. Talvez saibamos a importância de cada momento, e talvez seja por isso que esperamos demais, sabemos que ele é único e não vai se repitir, isso explica muito do porque esperamos demais, porque pensamos de tantas maneiras como as coisas devem acontecer, no fundo só queremos que ele seja vivido da melhor maneira possível.

Aprendemos a sofrer quando as coisas não saem como queremos, e as vezes sofremos até quando saem como queremos. Todo mundo sofre por alguma decepção, todo mundo vai sofrer uma grande decepção algum dia, todos temos escolhas para se entregar ou não a essa decepção, mas infelizmente, são poucos os que conseguem lidar com essa decepção e ver uma nova oportunidade ou numa nova lição no que aconteceu. A decepção não é o pior, o pior é saber que algumas pessoas tratam isso como se fosse o fim do mundo, se entregam completamente e desistem de continuar tentando.

Não importa o que ou quem te decepciou, a vida continua, a decepção existe para aprendermos a fazer certo da próxima vez, compreenda que isso é algo normal e talvez da próxima vez você entenderá que não é tão ruim quanto parece.



As vezes é preciso uma decepção, para aprendermos que a vida não é feita apenas de alegria, e necessário ver a escuridão pra saber o que é a luz.


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Chances...

As vezes é só necessário uma chance, uma oportunidade de mostrar a todos nosso potencial. É emocionante ver o que Susan Boyle fez no Britain’s Got Talent, era mais uma que iria subir naquele palco e cantar, mas ao invés disso foi uma mulher que mostrou a todos que na vida só é necessário uma chance e saber aproveitar essa chance.

Na vida inteira temos várias chances, várias oportunidades e nem sempre sabemos aproveitar, e o mais injusto disso é saber que elas não vão voltar. É triste ver o quanto de pessoas que choram por não ter aproveitado uma chance ou uma oportunidade ( se bem que essas palavras tem o mesmo significado) e acabam se prendendo aos momentos que passaram, pensando no que devia ter feito ou falado.

Assim como Susan Boyle, várias outras pessoas no mundo inteiro souberam aproveitar uma chance, talvez até mesmo aquela oportunidade de realizar um sonho. Alguns podem não ter tido a sorte de aparecer na televisão, na internet ou ficarem conhecidos mundialmente, mas mesmo assim, tenho a certeza que o sentimento de tarefa cumprida, de trabalho bem feito, de realização estão presentes em cada um deles da mesma maneira, pois nada é mais gratificante do que ter vivido e aproveitado uma grande chance.

Talvez seja necessário apenas uma oportunidade na vida pra mostrarmos nosso melhor, nossa capacidade de realizar aquilo da melhor maneira possível, mas o maior problema está em não termos a oportunidade certa, ou a falta de confiança de não deixarem ao menos mostrarmos o quão nos empenhamos a fazer aquilo. Uma grande capacidade do ser humano é saber aproveitar o pouco espaço, o ambiente em que vive para transformar em uma grande oportunidade, mas infelizmente, essa seja uma capacidade quase sempre nunca usada por nós. Esperamos por aquela chance perfeita, por uma oportunidade que cairá do céu e nos consagrará naquilo que queremos, e acabamos deixando passar várias chances que podem ser pequenas, mas que se soubéssemos aproveitar, poderia se tornar a maior chance de nossa vida.

Eu acho que não importa se você aproveitar a primeira chance da sua vida ou a milésima ou milionésima, acho que o que realmente importa é aproveitar, é fazer aquela chance valer a pena, é se sentir feliz por saber que fez seu máximo por aquilo, e não importa se você teve sucesso ou que fracassou, o que importa é saber que a vida continua e novas oportunidades apareceram na sua vida.

Aqui vai o link video dela pra vocês (http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk), acho que isso serve muito mais do que inspiração pra aproveitar uma chance, serve também como uma lição de superação e que nunca devemos julgar um livro pela capa. ( Essa parte aqui eu dedico a quem me deu algumas idéias do que escrever aqui.)
E que também sugeriu a música Epitáfio, dos Titãs, e ouvindo a música acho que ela resume bem tudo isso que foi dito.


Epitáfio

Titãs
Composição: Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...


Outra coisa que ela disse foi que muitas vezes nós é que temos que criar as oportunidades e que mais vale uma lagrima da derrota do que a vergonha de não ter tentado, pois nada melhor do que provar para nós mesmo que somos capazes. Dedico esse texto a nós, porque mesmo depois de duas oportunidades que tivemos de quase nos conhecer, o acaso que tomou conta de levar um a vida do outro, ou como foi dito, permita-se ao momento que as oportunidades serão consequencias.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ânsias e Anseios.

É tão estranho aquela sensação de frio na boca do estomago. É esquisito ficar com receio de algo que ainda vai acontecer. É tão ruim a sensação de esperar por algo, de não saber o que é isso. Mas por que somos tão ansiosos assim? Essa, infelizmente é uma coisa que ainda não sei, mas que a cada dia procuro vencer essa sensação de desconforto.

É normal esperarmos por algo, fomos criados em um mundo onde sempre esperamos a hora de fazer as coisas, tem hora pra acordar, hora pra trabalhar, pra estudar, pra comer, pra descansar, pra sair, pra dormir, pra ler, pra tudo, sempre fomos apresentados a essa espera pra fazer as coisas, mas afinal porque é tão ruim esperar? Acho que deve ser ruim esperar porque criamos expecitativas para as coisas, pensamos demais em o que fazer, em o que falar, e isso acaba ocasionando decepções, desiluções.

É tão ruim quando as coisas que tanto esperamos acontecem de uma maneira diferente, de uma maneira que não sabemos o que fazer. E é pior ainda quando esperamos por algo que não sabemos o que é, ficamos ansiosos sem motivo, esperamos por alguma coisa que talvez até saibamos o que é, mas nossa mente insiste em não aceitar. É meio que um paradoxo isso de estar ansioso por algo mas não saber o que é, como podemos esperar por algo sem saber o que é esse algo?

Realmente é complicado se falar de ansiedade e ansias quando eu mal sei o motivo quando eu fico assim, mas duas coisas que eu aprendi: primeiro quando bater a ansiedade, tentar me acalmar, fazer uma respiração lenta e controlada e tentar entender o porque dessa ansiedade, e segundo é deixar as coisas acontecerem como estão acontecendo, naõ ficar pensando no que vai vir, deixar que as coisas sigam seu curso.

Controle essa ansiedade, não deixe que ela te domine, não se entregue aquela sensação ansiada na boca do estomago, apenas deixe que as coisas ocorrom no seu devido tempo, as decepções serão menores e os resultados serão mais satisfatórios.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A hora é agora.

O que vou tá fazendo da vida daqui uns dois anos ? E daqui uns dez anos? Eu vou trabalhar em que ? Vou morar onde? Vou casar? Vou ter filhos? Vou morrer com quantos anos? Serei feliz amanhã ? E você, o que vai tá fazendo da vida daqui uns 20 anos?

Essas são perguntas que normalmente não sabemos as respostas, até porque não é necessário saber dessas coisas, a vida é agora, você vive ela no hoje. Várias pessoas acabam se tornando infelizes por se prenderem demais no futuro, por pensarem em como vão estar vivendo daqui alguns anos. Vale lembrar que sonhos são realizados hoje, que a vida é vivida no agora e que amanhã é tão incerto quanto os próximos números da loteria.

"Quer fazer Deus rir?, Conte seus planos sobre o futuro para Ele." Essa é uma frase que fala bem sobre isso, somente Deus sabe o que está reservado para cada um de nós, e por mais que planejamos, por mais que esperamos, nada acontece como desejamos, tudo acontece de uma forma tão incerta, tão inesperada, que muitas vezes deixamos passar grandes chances por pensar que a próxima vez será melhor.

Viva a tua vida no agora, dedique-se a esse agora e deixe que o Acaso, que Deus, que o Tempo ( talvez todas essas forças sejam uma só.) tomem conta do resto, se encarreguem de fazer as coisas acontecerem na sua hora certa, no seu devido momento. A vida é feita inteiramente por momentos, e cada momento é único e especial , não deixe que eles passem sem a devida intenção que eles merecem, entregue-se a cada momento de corpo e mente, você terá total certeza que esse momento foi especial.

Nunca espere por nada, apenas esteja preparado pra tudo.A vida é muito curta para nos preocuparmos com o depois, com o que vai acontecer, não podemos disperdiçar cada momento com pensamentos no depois, devemos aproveitar a vida a cada momento, a cada instante, e ter a certeza que vivemos ela ao máximo, sem medo de arrependimentos.