segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Um só corpo e um só espírito

Algo bem engraçado aconteceu ontem durante a missa. Enquanto o padre falava de amor, e de vida, um senhor todo mal vestido e bêbado entrou na missa e começou a conversar com algumas pessoas. Como reação de quase todo ser humano eles ignoraram a presença daquele senhor, alguns retrucaram pra ele sair dali, outros tentaram dar um pouco de atenção mas perdiam a paciência. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o respeito que aquele senhor teve ao entrar dentro da igreja, tirando o boné e deixando sua bicicletinha do lado de fora da igreja, e a grosseria de um dos ministros da eucarístia para tirar ele de lá, deixando cair por terra tudo aquilo que estava sendo falado sobre amor e vida pelo padre.

Depois de ver aquela cena fiquei pensando o quanto falamos de amor ao próximo e o tão pouco que fazemos por eles. Tratamos da melhor maneira possível qualquer pessoa bem vestida ao nosso lado, conhecendo ela ou não, e ignoramos completamente a presença de algum morador de rua, mal vestido, sujo e bêbado.

Afinal, quem merece ser mais amado? Todo mundo. Não existe aquela pessoa que mereça mais amor que outra. Se vivermos o que está escrito na bíblia - Fazei de nós um só corpo e um só espírito. - então deveriamos amar aos outros da mesma maneira que nos amamos, deveriamos compreender mais a existência de outro ser dentro de nós mesmos.

Se todos nós constituímos um só Ser, e em todo domingo repetimos essa ladainha de ser um só, porque não conseguimos por em prática isso, amando de modo igual um morador de rua e um membro da nossa família como se estivessemos amando a nós mesmos?

Nos apegamos a alguns com mais facilidade do que com outros, e é por isso que quando perdemos essa pessoa sentimos um vazia tão grande em nós. Involuntariamente nos tornamos um só com essas pessoas, perder elas significa perder uma parte de nós, e com essa falta que ela faz acabamos por esquecer que ela ainda habita em nós da mesma maneira, presente ou não na nossa vida, ela ainda faz parte desse Todo que se torna Um só.


Fazei de nós um só corpo e um só espírito deve ser conseguir olhar nos olhos de alguém e entender o que se passa com ela, é compreender que você e ela são e sempre serão um só, que a dor que existe nela também pode ser a sua dor, que a necessidade que ela sente por amor pode ser preenchida pelo amor que existe em você. Não tenha medo de se aproximar dos outros, compreenda o ser perfeito que existe nele e que faz parte de você. Amar o próximo é amar a si mesmo, procure só tratar os outros como trataria a si mesmo, essa é a chave de se tornar Um com todos.

8 comentários:

@Filipe_e - Soda Hype disse...

Otimo post, sabe por muito tempo eu fiquei mergulhado na hipocrisia das igrejas, hoje me sinto auto suficiente espiritualmente, Deus ama todos igualmente, e não é pq vc frequenta uma igreja que vc recebe privilégios, pelo contrario vc passar a ser cobrado mais ainda, oque importa é que o amor é divino e eles está para mim, assim como pra vc, e inclusive para aquele bêbado =D

Ana Eliza * disse...

O problema não é a "hipocrisia das igrejas", o problema maior são as pessoas que frequentam essas igrejas, que não sabem enchergar nos olhos dos irmãos, o rosto de Deus.

Simões disse...

É isso mesmo, algumas pessoas estão lá por postos ou cargos, para se sentirem superior aos outros. E isso faz com que esqueçam da humildade que Jesus viveu e ensinou, menosprezando os mais carentes. Acredito que a hipocresia da igreja está nessa necessidade compulsiva de ser mais que os outros, acabando, por assim dizer, em assumir o papel de Deus aqui na terra e julgar quem é o correto e quem não é pra tá lá dentro.

Peteleco de Deus' disse...

você escreve bem!
e sobre o texto, eu concordo, enquanto "nós", procuramos um ponto, procuramos deus pra nos guiar, pessoas usam isso para ganhar algo em cima!
é fodah!

Anônimo disse...

Muito bom! Adorei o primeiro texto, vou colocar o link no meu blog para ler os demais =)
Parabéns! Escreves muito bem!

Anônimo disse...

Belo tema!!
To te esperando nos meus blogs,
Vlw, sucesso!!

Unknown disse...

Nossa cara gostei do seu post... Parabéns heim... Eu fiz um post parecido sobre esse tema chamado:igreja/religião...
Dá uma conferida lá :)
abraço.

http://negobrasil.blogspot.com/
http://negobrasil.blogspot.com/
http://negobrasil.blogspot.com/
http://negobrasil.blogspot.com/
http://negobrasil.blogspot.com/

Shaaa Dammico *-* disse...

Nossa ameeeei ;~