segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Não-resistência.

"Aprende a querer que as coisas aconteçam do modo com elas acontecem" - Epiteto

Porque insistimos cegamente em negar alguma emoção ou algum sentimento por alguém quando está na cara o que sentimos ? Ou porque criamos tanto uma resistência ao que acontece a vida de um modo geral ? É tão difícil aceitar os fatos como eles são ?

Na maioria das vezes a resposta é sim, e infelizmente isso acaba gerando um imenso conflito interno. Deixamos tanto a nossa mente resistir ao que acontece, que isso acaba interferindo em nosso temperamento, ficamos estressados, mal humorados e cheios de pensamentos.

A não-resistência consiste em aprender a deixar as coisas acontecerem como devem acontecer, seria fazer a sua parte e deixar que o acaso cuide de fazer o resto, deixar as ações, os sentimentos, emoções fluirem naturalmente, não resistindo a nenhum deles.

Criamos essa resistência pra poder nos esconder do que acontece, como se fosse uma proteção pelo que pode ou o que não pode acontecer. É como se negando algum fato a possibilidade de dar errado se torne mais aceitável, mais fácil de se lidar. Mas como pode dar certo se resistimos?

As vezes perdemos tantas coisas pelo simples fato de negá-las, demoramos tanto pra aceitar que quando aceitamos as vezes é tarde demais, perdemos, acabou, e ficamos mais uma vez em conflito com nós mesmos por ter perdido seja lá o que for.

Pratique a não-resistência, aceite o que você sente, o que você vive, se for empurrado, puxe, se for puxado, empurre. A não-resistencia se aplica assim, utilizando o que se tem na vida a seu favor, nunca indo contra. Não negue o que você sente por alguém, não reclame de como a vida está, apenas receba e use a seu favor, assim é a vida de um guerreiro pacífico.

2 comentários:

Anônimo disse...

o fato é que precisa ser resistente ao lidar com os problemas, porém não pode ter resistencia em aceita-los?! tudo isso é muito complexo, na pratica é dificil aceitar o 'vai e vem' da vida, mas as vezes um texto como esse muda muitos pensamentos e abre nossos olhos para nossas atitudes, e por fim percebemos que os problemas não é só com a gente...

Simões disse...

é inevitável ter problemas na vida, e o maior erro é resistir a eles, acho que aceitando-os ficam mais fácil pra se lidar. É dificil aceitar porque eu acho que nossa mente cria essa barreira entre o aceitar e o negar, se aceitamos ela perde o papel de impor as dificuldades sobre tudo que se passa, ela deixa de ser a personagem principal em nossas vidas pra ceder lugar ao nosso personagem, o nosso eu desapegado da mente, dos problemas.