quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Auto-superação.

Até onde vai o meu limite? Até onde eu posso chegar? Realmente sou capaz de ir além disso? Já pensou como seria os recordes mundiais, se as pessoas pensassem que não eram capazes de superar seus limites?

Se acreditassemos em nós mesmos, se soubessemos do potencial que temos para evoluir, perceberiamos que o ser humano é sem limites, iriamos muito mais além da onde estamos.

Muitos casos de depressão acontecem por causa das pessoas não se acharem capazes de superar os obstaculos, a mente cria essa sensação de incapacidade, incopetencia, e isso leva muitos a se recorrerem a psicologos, terapeutas, pessoas que vão mostrar pra elas o quanto é possível se superar na vida.

Durante a vida toda temos a oportunidade de evoluir, em espirito e corpo, todo problema que passamos, todas as alegrias que temos, tudo serve para tirarmos algum aproveito e evoluir. A vida se baseia em superação e jornada, o que importa é o quanto nos superamos pra continuar tocando em frente , como fazemos de cada obstáculo um novo degrau, uma nova janela pra se passar.

Uma frase que me motiva muito é de um dos filmes do Rocky, onde o personagem se pergunta o quanto ele suporta a vida bater nele e mesmo assim continuar seguindo em frente, e tudo isso é verdade, as vezes desistimos de tanta coisa por tão pouco, parece que a vida que nos controla e não nós que controlamos ela.


Evoluir, superar, levantar cada tombo, tudo isso tem significados semelhantes, e tudo isso torna a vida melhor quando aprendemos a usar no dia a dia. A vida nos proporciona o tempo todo a oportunidade de crescer, de evoluir, só precisamos ser fortes o suficiente e não desistir na primeira dificuldade, temos a capacidade de ir muito além do que imaginamos, basta aceitar como tudo acontece e crescer em cima disso.
Quer uma amostra melhor do que isso do que é superação? A gente aprende a reclamar por um tombo ou outro e esquece daqueles que realmente puderam ir muito além da sua condição física.

2 comentários:

Anônimo disse...

(..)E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida - William Shakespeare (:

Marcos Leal disse...

Sou Bacharel em Psicologia estou estudando há pelo menos 3 anos, os conceitos de: Personalidade, Instinto e natureza, e me surpreendo em cada nova descobertas o quando o ser humano evolui de forma inata, ou seja a própria forma de evoluir trazer com o próprio individuo seu mapa biológico de como se comportar diante de sua existência, seja ela onde for.
Hipótese.

Marcos Leal - Psicologia E-mail : marcoslealpsicologia@hotmil.com