sábado, 29 de agosto de 2009

Sobra tanta falta.

Quase sempre alguém sente que falta algo na vida, ficam com uma sensação de que falta algo e nem sempre sabem o que é. Algumas pessoas mesmo descobrindo o que precisam ficam com medo de ir atrás, de fracassar, não sabem que desistindo a vida se torna tão sem sentido.

É muito difícil quando não conseguimos compreender esse vazio, quando mesmo com a semana cheia de atividades, percebemos estar tão incompletos e sem sentido na vida. Abraçamos tantas causas, defendemos tantas idéias, que nem sempre são nossas, ficamos tão atolados em escolas, trabalhos, que deixamos de lado tantas outras coisas necessárias também pra nossa vida.

Muitas vezes não entendemos porque esse vazio nos incomoda tanto, não compreendemos racionalmente, mas nosso "eu elementar" ( responsável por nosso interior) sabe muito bem o que falta, e como as vezes criamos uma barreira com ele, falta a comunicação e só sobra a sensação de falta. Precisamos chegar até esse "eu" e ver o que falta a nossa vida.

Passamos tanto tempo da nossa vida fazendo coisas fúteis, coisas para os outros, que acabamos deixando nossas vontades de lado. O problema de tudo isso é chegar em um ponto e ver o tempo que perdemos, o quanto nos deixamos de lado e com quantos vazios nos acostumamos viver.


Sobra Tanta Falta

Trevisan

Composição: C. Trevisan

Falta tanta coisa na minha janela
Como uma praia
Falta tanta coisa na memória
Como o rosto dela
Falta tanto tempo no relógio
Quanto uma semana
Sobra tanta falta de paciência
Que me desespero
Sobram tantas meias-verdades
Que guardo pra mim mesmo
Sobram tantos medos
Que nem me protejo mais
Sobra tanto espaço
Dentro do abraço
Falta tanta coisa pra dizer
Que nunca consigo

(...)



Tenha a coragem de ir em busca daquilo que te completa. Não fique com medo dos resultados finais, apenas vá e faça seu melhor por aquilo. As vezes só o fato de ir em busca do que se quer já é mais que o suficiente para se completar, "não é o destino que nos traz a felicidade, é o caminho até ele." Corra, lute por tudo aquilo que você quer, se complete, a vida é muito curta para se preocupar com os erros.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mudando os sentimentos.

Todo mundo já passou por algum amor platônico , ou uma raiva mal controlada. Quantas vezes achamos que se chorar ou se agredir alguém vai mudar o que sentimos. Chorar não vai mudar, vai sim aliviar um pouco do aperto que sentimos, mas a dor ainda vai continuar. Ter uma raiva mal direcionada e ser dominado por ela atacando diretamente outras pessoas também não ajuda nada. A raiva sempre vai gerar a ação, enquanto que o medo, a dor e o humor, irão inibi-lá (Dan Millman).

Se conseguissemos direcionar nossa raiva em ações corretas, iriamos passar por uma das maiores mudanças que um ser humano pode fazer e uma das melhores também. É difícil na hora da raiva segurar a mão, as palavras e os gestos, uma atitude muito difícil quando estamos dominados por ela, mas se tivessemos a oportunidade de dominar a raiva, iriamos mesmo assim usar a força? Acredito que não, iriamos saber usar a ação correta para cada momento de raiva.

O mais difícil é mudar o que sentimos, e deixamos muitas vezes isso ser influenciado pelo ambiente a nossa volta. Não conseguimos ser felizes se está dando tudo errado, não imaginamos como pode existir pessoas infelizes quando a nossa vida parece seguir o ritmo que queremos, é tão difícil e até mesmo parece ser impossível a gente ser feliz sem motivo, acreditamos que só se pode gostar da pessoa se for pra ficarmos junto dela, não compreendemos as mudanças que nossos sentimentos podem sofrer se estivessemos dispostos a ir em frete.

Um grande conselho que uma vez me deram foi "Não deixe de gostar, apenas tente mudar o que você sente", na hora eu não entendi muito bem o que isso queria dizer, mas hoje depois de ter mudado o que eu sentia, compreendo que existem várias maneiras de gostar, e algumas nem tão fácil de aceitar, mas quando aceitas parece que tudo fica com mais sentido.

Não há problema em gostar, odiar, em ter raiva ou ser triste, desde que tenhamos controle sobre isso e estejamos dispostos a mudar se não for muito saudável. A mudança nunca será fácil e a nossa mente sempre vai querer ter dominio da situação nos submetendo ao que for mais fácil de nos prender, mas se tivermos a coragem de ir até o fim conheceremos lados positivos de vários sentimentos classificados como negativos, as maiores mudanças estão prontas para acontecerem interiormente em cada um de nós, só precisamos chegar até ela.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Auto-superação.

Até onde vai o meu limite? Até onde eu posso chegar? Realmente sou capaz de ir além disso? Já pensou como seria os recordes mundiais, se as pessoas pensassem que não eram capazes de superar seus limites?

Se acreditassemos em nós mesmos, se soubessemos do potencial que temos para evoluir, perceberiamos que o ser humano é sem limites, iriamos muito mais além da onde estamos.

Muitos casos de depressão acontecem por causa das pessoas não se acharem capazes de superar os obstaculos, a mente cria essa sensação de incapacidade, incopetencia, e isso leva muitos a se recorrerem a psicologos, terapeutas, pessoas que vão mostrar pra elas o quanto é possível se superar na vida.

Durante a vida toda temos a oportunidade de evoluir, em espirito e corpo, todo problema que passamos, todas as alegrias que temos, tudo serve para tirarmos algum aproveito e evoluir. A vida se baseia em superação e jornada, o que importa é o quanto nos superamos pra continuar tocando em frente , como fazemos de cada obstáculo um novo degrau, uma nova janela pra se passar.

Uma frase que me motiva muito é de um dos filmes do Rocky, onde o personagem se pergunta o quanto ele suporta a vida bater nele e mesmo assim continuar seguindo em frente, e tudo isso é verdade, as vezes desistimos de tanta coisa por tão pouco, parece que a vida que nos controla e não nós que controlamos ela.


Evoluir, superar, levantar cada tombo, tudo isso tem significados semelhantes, e tudo isso torna a vida melhor quando aprendemos a usar no dia a dia. A vida nos proporciona o tempo todo a oportunidade de crescer, de evoluir, só precisamos ser fortes o suficiente e não desistir na primeira dificuldade, temos a capacidade de ir muito além do que imaginamos, basta aceitar como tudo acontece e crescer em cima disso.
Quer uma amostra melhor do que isso do que é superação? A gente aprende a reclamar por um tombo ou outro e esquece daqueles que realmente puderam ir muito além da sua condição física.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Não-resistência.

"Aprende a querer que as coisas aconteçam do modo com elas acontecem" - Epiteto

Porque insistimos cegamente em negar alguma emoção ou algum sentimento por alguém quando está na cara o que sentimos ? Ou porque criamos tanto uma resistência ao que acontece a vida de um modo geral ? É tão difícil aceitar os fatos como eles são ?

Na maioria das vezes a resposta é sim, e infelizmente isso acaba gerando um imenso conflito interno. Deixamos tanto a nossa mente resistir ao que acontece, que isso acaba interferindo em nosso temperamento, ficamos estressados, mal humorados e cheios de pensamentos.

A não-resistência consiste em aprender a deixar as coisas acontecerem como devem acontecer, seria fazer a sua parte e deixar que o acaso cuide de fazer o resto, deixar as ações, os sentimentos, emoções fluirem naturalmente, não resistindo a nenhum deles.

Criamos essa resistência pra poder nos esconder do que acontece, como se fosse uma proteção pelo que pode ou o que não pode acontecer. É como se negando algum fato a possibilidade de dar errado se torne mais aceitável, mais fácil de se lidar. Mas como pode dar certo se resistimos?

As vezes perdemos tantas coisas pelo simples fato de negá-las, demoramos tanto pra aceitar que quando aceitamos as vezes é tarde demais, perdemos, acabou, e ficamos mais uma vez em conflito com nós mesmos por ter perdido seja lá o que for.

Pratique a não-resistência, aceite o que você sente, o que você vive, se for empurrado, puxe, se for puxado, empurre. A não-resistencia se aplica assim, utilizando o que se tem na vida a seu favor, nunca indo contra. Não negue o que você sente por alguém, não reclame de como a vida está, apenas receba e use a seu favor, assim é a vida de um guerreiro pacífico.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sozinho não dá mais...

Quem nunca teve essa sensação de abandono? Quem nunca pensou que o mundo havia fechado as portas e o trancado em um quarto longe de tudo e de todos? Quem nunca se imaginou sozinho diante de tantos problemas? Aposto que todo mundo já sentiu ao menos uma vez esse “abandono” diante de tudo que estava passando.

Por maior que seja seus problemas, por mais individual que seja a cruz que todo mundo tem que carregar, você nunca estará sozinho, você sempre terá o apoio e a ajuda de muitas pessoas ao seu redor. Não interprete essa ajuda achando que alguém irá tomar todas as suas dores, ou que alguém irá tirar a cruz de suas costas, isso só fará que você se sinta mais ainda abandonado pelo mundo. Compreenda que quem realmente estiver do teu lado vai lhe dar forças para carregar suas cruz, irá compartilhar das suas dores mas mostrando-lhe toda a capacidade que você tem pra supera-lás.

Às vezes nos sentimos sozinhos por nossa própria culpa, nos fechamos em um mundo onde não permitimos a entrada de ninguém, criamos uma muralha afastando todos aqueles que querem se aproximar, uma muralha muitas vezes forte o suficiente pra impedir que os sentimentos do próximo nos alcance, não mostrando o quanto querem participar desse nosso mundo.

O pior tipo de abandono é quando nos auto-abandonamos, deixamos nossa vida de lado, deixamos nossas emoções e sonhos se esvaziarem no nada, nos colocamos em uma situação tão deprimente e miserável que chegamos a construir uma muralha dentro de nós para não permitir que nem mesmo nós nos encontremos em nossa própria vida.

Quando essa muralha já está erguida, fica quase impossível pra quem está de fora entrar, eles terão força para derrubar essa muralha ou ao menos para abrir uma porta ou janela para chegar até você, desde que você permita isso, e até nessa hora você não estará sozinho, eles estarão ao teu lado esperando você aceitar eles na sua vida.

Pense por um momento, você tem realmente certeza que está sozinho? Quantas pessoas você impediu de chegarem até você, e que mesmo assim continuam ao seu lado esperando por uma nova oportunidade, eles esperam pois precisam de você assim como você precisa deles.

Desperte-se, olhe ao seu lado, veja o quanto de pessoas que estão aí para te abraçar, para te amar, para te ouvir, para dar risada junto de você, você realmente não está sozinho, seja onde você estiver, seja como você estiver, eu estarei aqui, pensando em você, estarei ao seu lado, mesmo em coração para desfrutar dos momentos bons e ruins da sua vida, e garanto que eu não serei o único a estar, terá um time de amigos e família pronto a derrubar qualquer muralha que estiver em volta de você.

Você não está sozinho, e nem nunca estará. E quando parecer que sozinho não dá mais lembre-se ao seu lado terá pessoas prontas para irem com você até onde for necessário.