domingo, 7 de março de 2010

Quaresmas e Penitências

Com o começo da quaresma vemos algumas pessoas escolhendo qual penitência fazer essa ano. As mais tradicionais são: não comer doces, não beber refrigerantes, não comer carne, não cortar cabelo, alguns jovens optam por não usar computador ou video games, e uns outros tentam se livrar dos vícios nesse período, como o cigarro ou o alcool, salvo esse último como verdadeiro ato de penitência.

Não tenho nada conta quem faz alguma penitência, pelo contrário, admiro a força de vontade em abrir mão de algo. Eu vejo um problema em quem "burla" a penitência, fazendo ela perder seu real sentido. De que adianta 40 dias sem refrigerante, se a pessoa o substituir por outro tipo de bebida ( exeto água que é de vital importância), ou aquele que diz não comer carne, mas quando questiona explica que é só carne vermelha, e que come carne de peixe ou frango no lugar.

Fazer uma penitência é se doar por inteiro pela causa, é não comer nenhum tipo de doce, é não comer carne de nenhum tipo. Se não quer beber refrigerante, beba só água, mas não o substítuia por suco, não importa o que for, abandone-o por inteiro. Por isso admiro quem decide ficar sem um vício nesse período, não tem como substítuir o álcool ou o cigarro, e não importa se a pessoa conseguiu ficar sem por 10 ou 40 dias, e sim a luta e a vitória que ela teve em ficar sem cada dia que passou.

Um outro tipo de penitência é a de fazer algo. Ao contrário de deixar de fazer algo, você vai e faz algo que seria difícil para você fazer. Eu optei em fazer isso esse ano, eu escolhi ser mais humano e tratar de modo igual até mesmo as pessoas que eu mais teria dificuldades, principalmente quando o dia parecer naõ estar bom e bater aquela vontade de descontar nos outros. Escolhi isso também como uma maneira de diminuir meu orgulho, deixando de lado lado qualquer tipo de arrogância e me doando mais pelo próximo.

Não importa qual penitência você escolher, o que importa é a sua determinação para cumpri-la, e não espere necessariamente chegar a quaresma para fazer isso, crie suas próprias quaresmas o ano todo, quando sentir a necessidade de se purificar por inteiro. Afinal, sempre vi a quaresma como um tempo de purificação, um tempo para se livrar das coisas do mundo e se voltar para o Alto.

2 comentários:

Ana Eliza * disse...

blog as moscas

#FATO!

Robson disse...

Cara muito legal seu blog ja estou seguindo flw