segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Passado

Como um gancho sobre o que eu escrevi no texto sobre meu ano de 2009, resolvi falar um pouco sobre o passado e o quão perigoso ele se torna se nos prendermos a ele.

Eu falei sobre 2009 como uma maneira de recordar os acontecimentos, e não para tentar revivê-los. Um grande erro é quando deixamos de seguir o nosso tempo para tentar viver o que já passou.

Uma pessoa me disse que não tinha problema em sentir saudades, o problema estava em querer viver o que já passou e que isso sim te prenderia ao passado. E isso que ela disse me fez pensar o quão errado eu estava em não querer sentir saudades por medo de me prender no passado, me fez ver que a saudade é o que nos permite no hoje lembrar do que passou.

Não há problema em sentir saudade hoje, desde que continuemos nosso tempo, sentindo a saudade e descartando o sentimento que tende a nos pender no passado.

A vida existe no hoje, essa é a pura verdade. Mesmo quando se pensa no futuro, qualquer meta que for atingir deve começar no hoje. O passado é traiçoeiro porque nos limita a acreditar que hoje será sempre pior que ontem.

Do passado guarde só as experiências, cresça com elas. Sua vida se resume no agora, o que passou não importa mais, o que importa é o momento que você está tendo agora para criar a sua vida.

Um comentário:

Camila disse...

Luis quero que saiba que esse texto falou muito ao meu coração. Que você continue escrevendo com alma...Desse jeito muitas pessoas aprenderam a se encontrar.