sábado, 23 de janeiro de 2010

As dores do silêncio.

Uma vez tive a experiência de um momento em silêncio oferecido por um padre durante uma missa. Foi tão ruim ficar em silêncio aquele instante e notei que não era o único a me sentir mal. Pessoas ficaram inquietas, outras cochicharam entre si e algumas outras faziam expressões um tanto curiosas.

Acho que essas coisas acontecem porque nesse momento de interiorização onde nos encontramos com nosso verdadeiro eu, as máscaras que usamos no dia a dia caem diante de nós mesmos pois sabemos das mentiras que sustentamos com elas.

Quando nos entregamos a esse silêncio, deixando a nossa consciência livre de qualquer estresse ou tensão momentânea, ficamos cara a cara com as nossas verdades, as nossas fraquezas e a nossa vulnerabilidade diante da vida que pensamos viver vem a tona.

Não tenho a intenção de usar esse texto para que evitemos todo os momentos de silêncio, o que pretendo é mostrar que assim como tive meu encontro comigo mesmo uma vez e pude ver como eu era de verdade, você também pode fazer isso e descobrir a imensidão do seu ser interior e acreditar que todas as respostas e forças que você procura estão dentro de você.

Sócrates, o filósofo, sempre defendeu o auto conhecimento como resposta para todas as dúvidas, e podemos atingir esse momento quando nos voltamos para nossa propria vida. Quando deixamos toda a agitação do mundo para olhar dentro de nós, percebemos que todas as nossas buscam terminariam se desde o começo olhassemos para dentro de nós, se prestassemos mais atenção no nosso ser.

Há várias maneiras de se encontrar a si mesmo, o silêncio é uma delas. Eu o aconselho como primeira técnica a utilizar, depois de dominada a prática você se encontrará de outras maneiras, como no seu próximo, na vida do mundo, na complexidade do universo, na essência que existe a sua volta.

Veja com seus olhos e escute com seus ouvidos, ou veja com seus ouvidos e escute com seus olhos. Se encontrar é mais do que uma experiência de ver ou ouvir, é uma experiência de se sentir, de ver o quanto sua vida pode ser bela, de perceber que a qualidade da sua vida depende do quanto você se conhece.

Conheça-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, você disse tudoo! Realmente é no silêncio que muitas vezes nos encontramoos! =D

Ana Eliza * disse...

um silêncio vale mais que um dicionario inteiro. O melhor aliado, a melhor arma, a melhor defesa.

xD